Mato Grosso, Domingo, 28 de Abril de 2024     
Novo Portal
Bienal de Cultura no campus de Sinop supera expectativas
Bienal de Cultura no campus de Sinop supera expectativas
10/10/2005 10:46:52
por Coordenadoria de Comunicação Social

Promovida pela União Estadual dos Estudantes e pelo DCE da Unemat campus de Sinop, a 1ª Bienal de Cultura, Arte, Ciência e Tecnologia superou as expectativas segundo os organizadores do evento.

De quinta-feira (06) a domingo (09) o campus da Unemat em Sinop esteve movimentado com a presença de estudantes de Sinop, Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres, Barra do Garças, Sorriso, além de outras delegações que nestes dias puderam participar das oficinas e debates, além de prestigiar mostras e shows com bandas universitárias.

Na sexta-feira o destaque foi o debate sobre Balanços e Perspectivas da Ciência e Tecnologia em Mato Grosso, que contou com a presença do Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Unemat, Laudemir Zart e da Diretora de Universidades Públicas da Associação Nacional de Pós–Graduandos, Micheli Burginsk. Durante as discussões os debatedores defenderam a necessidade de mais verbas para o financiamento de projetos de pesquisa nas universidades, Micheli disse que a ANPG está lutando por reajustes nas bolsas de mestrado e doutorado e defendeu o projeto de Reforma Universitária proposto pelo MEC.

No sábado as mostras de cinema e vídeo e artes cênicas tiveram grande público pela manhã e durante a tarde os estudantes participaram das oficinas de Teatro, Elaboração de projetos Culturais e Religiões: História, mitologia e inserção política, com o professor da Facenop Diego de Freitas. Durante a noite foi a vez das apresentações da mostra de música e da Bienal Fest, que ocorreu na Casa de shows Haus Bier.

No domingo o debate final foi sobre O papel da cultura na universidade, e contou com a presença de um representante da Pró-reitoria de extensão e cultura da Unemat e da Coordenadora de Cultura do campus-Sinop Rute Varea. Logo após o debate foram entregues certificados de participação a todas as delegações que iniciaram a volta pra casa.

Na opinião da ex-presidente da União Estadual dos Estudantes, Patrícia Nogueira, a bienal inicia um novo ciclo em Mato Grosso. “Acho que essa bienal aqui em Sinop encerra uma etapa muito difícil para o movimento estudantil. A partir daqui temos condições de organizar um trabalho cultural mais sólido em todo o estado e tenho certeza que essa atual gestão e as próximas que virão, vão fazer esse trabalho”, completa.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24680 | Impressões: 139267
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada